O terror de toda mãezinha é ver o sofrimento dos seus bebês com as cólicas. Consciente disso e a pedidos, a pediatra Isa Xavier selecionou algumas dicas para aliviar as crises. Confira abaixo:

1. Massageie a barriguinha do bebê
Ao perceber o desconforto da criança, acaricie sua barriga com movimentos circulares no sentido horário. “Com as mãos em concha, deslize uma de cada vez pela barriga da criança, partindo da base das costelas em direção ao púbis. O toque deve exercer uma pressão suave”. “Coloque o bebê deitado e dobre lentamente os joelhos dele de modo que as coxas pressionem de leve a barriga. Depois, estenda novamente as pernas e recomece, como se ele estivesse pedalando. O movimento pode ser feito várias vezes ao dia, não apenas na hora da dor.

2. Dê um banho quente
Prepare um banho de imersão regulando a temperatura da água entre 36ºC e 37ºC. Cuide para que o ambiente esteja silencioso e, se possível, coloque uma música suave tocando. Diminua a luz e converse ou cante para ele.”A percepção de uma atmosfera calma ao redor tranquiliza, e a água na temperatura do corpo proporciona uma sensação muito próxima à que a criança experimentava no útero”.

3. Faça uma compressa
Passe uma fralda a ferro e coloque-a ainda quente sobre a barriga da criança ou use uma bolsa térmica com água morna. O calor favorece a vasodilatação, facilita o fluxo sanguíneo e relaxa a musculatura, diminuindo o desconforto abdominal.

4. Tente um contato pele a pele
Quando deitado de bruços sobre o peito do pai ou da mãe, o bebê consegue expelir mais facilmente os gases que o incomodam e agravam a cólica. “Tire sua blusa e a roupa dele, deixando-o apenas com a fralda. O contato pele com pele aconchega, enquanto o cheiro e a voz da mãe ou do pai transmitem calma e segurança”. .

5. Enrole o pequeno no cueiro
“Envolver o corpo do bebê como se fosse um pacotinho, proporciona uma sensação de segurança e diminui a irritabilidade e a agitação da criança”. Distraia o bebê com uma caminhada pela casa, segurando-o de bruços, com a barriguinha apoiada nas suas mãos – esse contato aquece o abdome e traz o conforto do toque.

6. Ofereça o peito.

DRA. ISA XAVIER
(85) 3045-1145
@draisaxavier