Com a saudação especial de um cortejo com músicos e poetas populares, foi aberta a XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará na última sexta-feira (11), no Pavilhão Leste do Centro de Eventos do Ceará, em uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e do Instituto Dragão do Mar (IDM). O grupo de artistas saiu da Praça do Cordel, percorrendo os corredores do evento e seguindo até o palco principal, onde foi realizada a solenidade de abertura. Um dos destaques foi a participação da atriz e Embaixadora da ONU Mulheres Brasil, Camila Pitanga, com a leitura de poesias da escritora Conceição Evaristo, uma das curadoras da Bienal.
Logo após a solenidade, os presentes assistiram ao “Embarcação”, com a cantora Lorena Nunes, que convida Mallu Viturino e Daniel Medina. A Feira de Livros da Bienal também estreou com 152 estandes, 30 editoras de livros e mais de 400 editoras representadas por livrarias e distribuidoras de livros.
Com o tema “De toda gente para todo mundo”, a Bienal ocorre até o próximo domingo, dia 20 de novembro, com acesso gratuito e aberta ao público sempre das 9h às 22h. São curadores desta edição os escritores Conceição Evaristo, Tércia Montenegro, Talles Azigon e Daniel Munduruku.