A partir do dia 17 de setembro a 8 de novembro, a Caixa Cultural Fortaleza recebe a exposição “Brinquedos à mão – Coleção Sálua Chequer”, com mais de mil objetos utilizados pela infância de antigamente e ainda muito presentes nas comunidades interioranas do Nordeste brasileiro.
O acervo pertence a Sálua Chequer, colecionadora e pesquisadora de cultura popular, que assina a curadoria da mostra junto com o artista visual Zé de Rocha. O projeto é uma idealização da Trevo Produções.
As peças foram coletadas ao longo dos últimos 30 anos, durante pesquisas de campo em diversas cidades do interior e nas capitais de estados do Nordeste. Os brinquedos foram adquiridos por artesãos, presenteados por amigos e garimpados em feiras livres nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará e Piauí.
Para chegar ao formato final da exposição, os curadores levaram em conta o diálogo entre três olhares: o olhar de quem criou o brinquedo, o olhar da colecionadora que o escolheu e o olhar do espectador que se encanta com o objeto. Em foco, a recuperação da importância e do valor pedagógico dos brinquedos populares como referência para as antigas e as novas gerações.
As peças, expostas em suportes diversos, não são apresentadas como peças de museu. Ao contrário, convidam ao movimento. Representam cenas do cotidiano e utensílios de trabalho como, por exemplo, pequenos moedores de cana-de-açúcar, carro de boi e moinhos de água. Há ainda mobílias de madeira para a tradicional brincadeira de casinha, com mesinhas, cadeiras, sofás, geladeiras, camas e guarda-roupas, e miniaturas de utensílios domésticos como peneiras, baldes e panelinhas feitos em barro, madeira e metal.
As crianças que forem à exposição poderão saciar a vontade de brincar no espaço chamado de Cantinho do Brincar, com objetos lúdicos como cinco marias, pula corda, bolinhas de gude, piões, dentre outros.
Serviço:
Exposição Brinquedos à mão – Coleção Sálua Chequer
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 17 de setembro a 8 de novembro de 2015 (abertura no dia 16, às 19 horas)
Horário: de terça-feira a sábado, das 10h às 20h e aos domingos, das 10h às 19h
Classificação indicativa: Livre
Entrada Gratuita
Serviço de manobrista gratuito no local no dia da abertura
Oficina Resgate de Brincadeiras Tradicionais, Parlendas e Estórias
Data: 18 de setembro de 2015
Horário: 10h às 12h30 e 15h às 17h30
Inscrições: 8 a 15 de setembro através do link: http://goo.gl/forms/JjVBewd1lE
Informações Gerais:
Bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza
(85) 3453-2770