A editora Sur Livro, lançou as coleções de livros infantis Antiprincesas e Anti-heróis. Sua inquietação consiste em reinventar a literatura infantil a partir de um ponto de vista do protagonista. Ela considera o fato de que sempre que nos falam de história, nos contam sobre mulheres e homens ditos “importantes”. Importantes como as princesas tão bem vestidinhas que não podem sair para brincar e se sujar? Ou importantes como os super-heróis e seus superpoderes que estão tããão longe da gente?
Chega disso! Para os autores e editores, dizer que são “importantes”, significa que estão falando de quem se sujou para crescer e se divertir, de quem não ficou esperando sentado e de quem também usou superpoderes, mas outros: ter a coragem de fazer algo mais, procurar entender o mundo de outra maneira, saltar obstáculos e deixar uma obra que está além de qualquer tempo. Assim, vislumbram-se nestes livros, pequenos ou grandes percursos de desenhos e palavras, para contar histórias que merecem ser contadas.
Pena que nem todos os títulos estão em Português. Mas as traduções já começaram. Em breve, todos estarão disponíveis para todos os leitores do Brasil.
Acho que a editora está construindo uma nova percepção de mulheres e homens de verdade, cheios de defeitos e qualidades, que sofrem, amam e se importam com alguma coisa.
Os livros podem ser encontrados na Livraria Saraiva e Cultura. Boa leitura.