A pediatra Isa Xavier nos enviou um texto que vai chamar a sua atenção. Ela abordou um tema que é mais comum do que possa aparecer. Entenda mais sobre o assunto e aprenda o principal, como evitar:
A cárie de mamadeira é mais comum em crianças de até 2 anos, faixa etária em que acordar no meio da noite acontece com maior frequência e também idade limite indicada para o uso do utensílio. Para piorar, a salivação diminui, reduzindo-se a proteção natural que ela exerce sobre os dentes. E isso é um prato cheio para que as bactérias utilizem o açúcar do leite para produzir ácidos que destroem o esmalte do dente.
Hábitos de higiene desde cedo garantem uma boca saudável, nos primeiros dentinhos, a limpeza com gaze ou fralda umedecida em água filtrada basta. Já quando aparecerem os molares, é preciso recorrer a uma escova de cerdas macias, recomendada para a idade do seu filho.
O primeiro sinal de cárie são manchas brancas nos dentes, que podem ser revertidas com aplicação de flúor. Por isso a importância da visita ao dentista já no primeiro ano de vida da criança.
Dicas:
-Se o seu filho só dorme com a mamadeira, na mamada antes de dormir, ofereça apenas água;
-Evite usar a mamadeira para confortar o bebê. Para que ele vá deixando o hábito de acalmar-se sugando, comece a ensiná-lo a beber no copo ou na caneca por volta do primeiro aniversário;
-Se ele usa chupeta, evite mergulhar o acessório em mel ou líquidos açucarados;
-Sempre que oferecer sucos a criança, mesmo que sem açúcar, faça a higienização dos dentinhos em seguida;
-Água de coco também contém açúcar, por isso, vale o mesmo conselho acima;
-Não deixe a mamadeira na mão da criança para evitar que ela fique o dia todo bebericando;
-Evite adicionar açúcar às bebidas e alimentos de seu filho.
DRA. ISA XAVIER
(85) 3045-1145
@draisaxavier