A Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) vem realizando, há mais de uma década, projetos sociais através de seu Regimento de Polícia Montada (RPMon) Coronel Moura Brasil.
Um deles é o de Equoterapia, que traz em seu histórico surpreendentes casos de superação nos mais variados tipos de deficiências lá trabalhados.
Fotos: Divulgação
A iniciativa atende, atualmente, 45 crianças com deficiência e/ou necessidades especiais, utilizando o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação. Tanto, que os praticantes contam com o auxílio de uma equipe formada por psicólogos, fisioterapeutas, educadores físicos, assistentes sociais, além de policiais militares voluntários.
O objetivo é o desenvolvimento biopsicossocial e, segundo a coordenadora do projeto, Tenente Nara Fernandes, o resultado é surpreendente, as crianças criam uma ligação incrível com o cavalo e na maioria dos casos o ganho é inestimável.
Mas como a demanda para o atendimento é grande e o número de vagas não compreende, apesar de esse ano já ter triplicado, há uma lista de espera que é consultada sempre que há desistência, fim do tratamento ou não evolução do quadro. As crianças são avaliadas a cada seis meses e a permanência delas pode se estender por até dois anos.
Cavaleiros do Futuro
Outro projeto realizado pela Cavalaria da PMCE e que também está sendo bem procurado é o Cavaleiros do Futuro. Nele, 100 crianças carentes, entre 10 e 17 anos, participam de atividades extracurriculares dois dias na semana com aulas de Equitação e Música.
As crianças são encaminhadas pelo Estado e passam por uma seleção com a verificação de matrícula em escola pública e da frequência escolar. Mas as mãezinhas também podem fazer a inscrição diretamente no local, pois todo semestre abre vagas. A participação é gratuita, bem como o fardamento.
Orgulhosa dos resultados do Cavaleiros do Futuro, a tenente Nara conta que muitas crianças que já passaram pelas aulas hoje trabalham em hípicas particulares na Região Metropolitana de Fortaleza, “pois o mercado oferece poucos profissionais qualificados e a procura por eles é grande. Também há alunos nossos que atualmente estão dentro de uma universidade. O projeto traz benefícios e melhorias, comprovados pelas estatísticas, em todas as áreas da vida de uma criança ou adolescente”.
Inscrição
Os interessados em participar dos programas devem procurar o Comando do RPMon, situado à Avenida Washington Soares, n.º 7250, bairro Cambeba. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (85) 3101-3581.
Veja também o que diz a psicóloga infantil Felícia dos Santos sobre os Benefícios da Equoterapia. Clique aqui.