No último post comentamos sobre todos os cuidados que a futura mamãe deve tomar para garantir sua saúde bucal e, como consequência, ter uma gestação 100% saudável.

Hoje estamos aqui, para parabenizá-las pelo nascimento do maior tesouro das suas vidas e dar dicas valiosas a seu (sua) bebê. Vamos lá!

AMAMENTAÇÃO:

-Fortalece o vínculo mamãe e bebê. O bebê se sente mais amado e protegido.

-Acelera a recuperação do pós-parto, emagrece (500cal por mamada), evita depressão pós-parto, câncer de mama, de ovário e osteoporose.

-Amamentação protege o bebê de diabetes, de infecções respiratórias e urinárias, alergias, obesidade, hipertensão, cárie, má oclusão.

-Na primeira etapa da mastigação, o bebê está exercitando músculos e estimulando ossos para o exercício da mastigação. Crianças que são amamentadas ingerem o melhor alimento do mundo!

ALEITAMENTO ARTIFICIAL:

Não consegue amamentar, e agora?

-Você continua sendo a melhor mãe do mundo. Mantenha os mesmos rituais da amamentação para alimentá-lo (a): ambiente calmo, ventilado, sem interferências, olho no olho. Seu bebê se sentirá amado e protegido da mesma forma.

-Deve-se fazer a troca de lado do colo para evitar deformidade muscular da face (assimetria, mordida cruzada);

-Obtenha mamadeiras e bicos de boa qualidade, de preferência fisiológicos, mas conhecidos como ortodônticos (possuem o formato achatado ). Muito cuidado com a limpeza e desinfecção destes materiais. O furo do bico deverá ser pequeno, obedecendo à indicação: leite.

-Após a mamada, o bebê poderá sentir falta do ato de sucção, e às vezes a chupeta deverá ser usada para satisfazer este ato.

 

escovaçãodegenviga gravidezsaudavel.com.br

Foto site: www.gravidasaudavel.com

HIGIENE BUCAL

Isso mesmo, higiene bucal e não higiene dental!

-Pode-se higienizar a boca do bebê mesmo sem ele apresentar nenhum dentinho. Com uma fraldinha ou gaze e água filtrada, ou com o uso de dedeiras. Passando o paninho nos rodetes gengivais, por dentro da bochecha, na língua…

-Pelo menos uma vez ao dia.

-Higienizar é importante porque além de retirar resíduos de leite, principalmente depois que o bebê “gofa”, faz-se uma estimulação oral. Seu (sua) pequenino (a) vai adorar! Succionará seu dedo e sentirá prazer de estar com a boca limpinha!

 Quando o primeiro dentinho nasce? Quando devo levá-lo para primeira consulta? Hora das papinhas… tudo isso no próximo post!

Ginna Gonçalves

Odontopediatria Infantil      
Clínica de A a Z: 85 3267.0222
Rua Coronel Jucá, 690 – Aldeota