“Existe em todo organismo, em qualquer nível, um fluxo subjacente de movimento para uma realização construtiva de suas possibilidades intrínsecas…. Há no homem uma tendência natural para o desenvolvimento completo, que é a tendência a realização presente em todos os seres vivos…. A tendência de realização pode ser impedida mas não pode ser destruída sem primeiro destruir o indivíduo.”
Carl R. Rogers
A citação acima nos faz refletir o quanto estratégias humanizadas, colaboram com o desenvolver pleno do ser. Os resultados, benefícios, ganhos, não saberia agora precisar uma nomenclatura mais adequada para abranger os resultados da equoterapia. Em relação aos galhos físicos e cognitivos torna-se possível quantificar, já no tocante aos ganhos psicológicos e aos avanços emocionais que pertencem à subjetividade do indivíduo são imensuráveis. Em se tratando do universo infantil, da infância como idade de ouro para o retorno pleno dos investimentos realizados, a equoterapia se encaixa de forma satisfatória como uma técnica oportuna em proporcionar avanços no tratamento de diversas patologias. De forma muito breve podemos citar como benefícios:
– A relação plena de afeto com o cavalo;
– A diferenciação entre o meu EU(self) e os demais;
– A percepção de uma imagem corporal perfeita e forte na extensão do corpo do animal;
– O fortalecimento do vínculo com o terapeuta e com o animal;
– A possibilidade de generalizações saudáveis de seus sentimentos em suas demais relações;
– A nutrição de uma afetividade plena em relação a si e ao outro;
– Os valores de amizade e do cuidado consigo e com o outro;
– O investimento no fortalecimento da auto estima e a sensação de superação.
A criança é esse ser imprevisível, soberano, que nos surpreende com sua capacidade criativa de superação. Acredite nas crianças!!!
Felícia dos Santos CRP: 11/05957
Psicóloga Infantil Comportamental
Contato: (85)32710564/86529792/96558822