Oi, gente. Sei que estava meio sumida, pirulitando pouco, mas agora estou de volta, cheia de dicas de bandas interessantes para ouvir com as crianças e que podem ser uma ótima opção de trilha sonora nas festinhas inclusive, para além de coisas óbvias como a Galinha Pintadinha, a Xuxa Só Para Baixinhos ou Aline Barros.
Para começar, indico a Adriana Partimpim. É a Adriana Calcanhoto, em uma versão para crianças. Esse disco, lançado em 2004, vendeu mais de cem mil cópias e Partimpim era o apelido que o pai de Adriana a chamava, quando ela era criança. Ao todo, são três discos, recheados de canções divertidas e engraçadas, além de versões de músicas que fizeram sucesso nas vozes de outros cantores, como “Fico assim sem você”, de Claudinho e Buchecha e “Gatinha Manhosa”, de Erasmo Carlos e “Ciranda da Bailarina”, de Chico Buarque.
Uma das minhas preferidas é essa:
O gato é uma maquininha
que a natureza inventou;
tem pêlo, bigode, unhas
e dentro tem um motor.
Mas um motor diferente
desses que tem nos bonecos
porque o motor do gato
não é um motor elétrico.
É um motor afetivo
que bate em seu coração
por isso ele faz ron-ron
para mostrar gratidão.
No passado se dizia
que esse ron-ron tão doce
era causa de alergia
pra quem sofria de tosse.
Tudo bobagem, despeito,
calúnias contra o bichinho:
esse ron-ron em seu peito
não é doença – é carinho
Outra opção é o álbum “Música de Brinquedo”, do Pato Fu, com várias músicas conhecidas e outras roupagens, assim como instrumentos improvisados, como cornetas de plástico, xilofones, cavaquinhos, flauta doce, kazoo e glockenspiel. Tais ‘brinquedos’ foram utilizados para dar uma sonoridade infantil ao álbum. Eles estiveram aqui em Fortaleza algumas vezes. Um dos shows foi no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e contou com a participação do grupo Giramundo. Entre as faixas, estão “Primavera”, de Tim Maia; “Frevo mulher”, de Zé Ramalho e “Live and Let Die”, do Paul McCartney.
Várias publicações especializadas fizeram elogios ao DVD lançado em 2010. A revista Billboard Brasil ressaltou que o Pato Fu conseguiu “por mais dez anos o título de banda mais fofa do Brasil” e a revista Rolling Stone Brasil deu 3 estrelas (num total de 5) classificando o trabalho como “ousado e experimental” e destacando que “a perfeição técnica impressiona”. A publicação considerou o disco como o quinto melhor álbum nacional de 2010. O disco também ganhou um Grammy Latino de melhor álbum infantil.
Preço médio – R$ 24
Já Zeca Baleiro lançou em outubro deste ano o CD “Zoró – Bichos Esquisitos”, seu primeiro álbum voltado para as crianças. O disco reúne 28 canções, que vão de forró a rock e reggae, compostas por Zeca para os filhos Vitória e Manuel quando eles ainda eram crianças – hoje ela tem 16 anos e ele, 14. As músicas trazem a participação especial de vários artistas, como Tom Zé, o grupo MPB4, Fernanda Abreu, Walter Franco e Tetê Spíndola.
Preço médio: R$ 24