A vacina contra gripe, edição 2021, chegou à parte das clínicas particulares em Fortaleza. Já nos primeiros dias, foi percebida alta demanda na procura pelo imunizante. Dentre os fatores que mais vêm fazendo as pessoas se interessarem pela proteção é a tentativa de, ao se vacinar contra gripe, evitar complicações caso infectadas pelo coronavírus.
Recentes estudos comprovam cientificamente que a imunização contra vírus influenza podem conferir algum nível de proteção aos casos graves de Covid-19. De acordo com estudo publicado no American Journal of Infection Control, quem estava vacinado contra a gripe apresentou risco 24% menor de sintomas moderados a graves da Covid.
A médica pediatra e diretora da Clínica Previne Vacinas, Vanuza Chagas, destaca que manter o calendário vacinal, prioritariamente contra doenças respiratórias, é forte aliado neste momento da pandemia. Estar vacinado contra gripe deve ajudar também na redução das buscas por atendimentos nas emergências hospitalares.
“Estamos iniciando a campanha de vacinação contra vírus Influenza. A gripe é uma doença que também leva às complicações no trato respiratório e que pode levar o paciente a ficar acamado, até mesmo ao óbito. É importante que toda a população faça uso desta vacina”, destacou a médica.
Na rede pública, a vacina disponibilizada é a trivalente. Ela deve chegar primeiro para as pessoas do grupo de risco, na segunda semana do mês de abril. Já na rede particular, a vacina contra gripe é tetravalente. Ela protege de dois vírus influenza do tipo A e dois do tipo B.
A cada ano, uma nova campanha deste imunizante é promovida para destacar à população que a vacina muda todos os anos. Os vírus inativos contidos no imunizante em 2021 são os que, a partir de estudos, mais circulam e infectam atualmente na América do Sul. Por isso, se ressalta a necessidade da proteção anual para todos.
Por Âncora Comunicação